quarta-feira, 28 de março de 2012

Estreias da Semana #5

Cinco são os filmes que estreiam esta Quinta-feira, 29 de Março, nas salas nacionais, dois dos quais - A Vingança de Uma Mulher e É na Terra Não é na Lua - são portugueses.

A Vingança de Uma Mulher (2012)
A realizadora portuguesa Rita Azevedo Gomes traz-nos um drama, que já passou pelo Lisbon & Estoril Film Festival no passado mês de Novembro. A Vingança de uma Mulher debruça-se sobre a história de Roberto, um dandy, um homem enigmático. Das mulheres, que tão bem conhece, já nada o pode espantar. Roberto sente o profundo tédio de quem esgotou todos os prazeres e encantos desta vida. Contudo, certa noite, deixa-se tentar por uma mulher que o intriga e lhe lembra alguém. Essa mulher escancara-lhe o suplício da vida que é agora a sua e, no meio de terríveis prazeres, Roberto entrevê o sublime do horror em que aquela mulher mergulhou.

Amigos Improváveis (2012)
Intouchables
De França chega-nos esta semana Amigos Improváveis. Após um acidente de parapente, Philippe, um rico aristocrata, contrata Driss, um jovem acabado de sair da prisão e que parece a pessoa menos adequada para a função de o assisti no dia-a-dia. Juntos, vão fazer renascer Vivaldi, recuperar "Earth Wind and Fire", o verbo e o portão, os fatos clássicos e os fatos de treino. Os universos das duas personagem irão cruzar-se e integrar-se, nascendo assim uma inesperada amizade tão louca, divertida e forte, uma relação única que vai produzir faíscas e torná-los verdadeiros amigos improváveis.

É na terra não é na Lua (2012)
É na Terra Não é na Lua é o documentário português sobre a ilha do Corvo, nos Açores, realizado por Gonçalo Tocha, e vencedor do DocLisboa 2011. Um operador de câmara e um técnico de som chegam ao Corvo, a ilha mais pequena do arquipélago, em 2007. O Corvo é um grande rochedo de seis quilómetros de comprimento por quatro de largura, em pleno oceano Atlântico, com uma cratera de vulcão, e uma única vila habitada por 440 pessoas. Aos poucos, a pequena equipa de filmagens vai sendo aceite pela população, juntando-se a uma civilização com quase 500 anos, cuja história é difícil reconstruir, tal é a falta de registos e memórias escritas. Filmado a um ritmo vertiginoso durante alguns anos, auto-produzido entre chegadas, partidas e regressos, É na Terra Não é na Lua é como um diário de bordo de um navio e transforma-se numa manta de retalhos, de descobertas e experiências, acompanhando o dia-a-dia de uma civilização isolada no meio do oceano.

Comprámos um Zoo! (2011)
We Bought a Zoo
Matt Damon veste aqui a pele de Benjamin, um homem que terá de lidar sozinho com a educação dos filhos, Dylan, um adolescente dividido entre a revolta pela perda da mãe e o seu primeiro amor, e Rosie, uma criança que irradia força e esperança a cada olhar. Benjamin irá enfrentar um desafio, por entre numerosas peripécias que envolvem ursos deprimidos, ferozes leões e outras 40 espécies animais, com a ajuda de uma pouco convencional equipa de manutenção do Zoo liderada por Kelly, que lhe irá proporcionar uma nova oportunidade de ser feliz e reencontrar o amor.

Fúria de Titãs (2012)

Wrath of the Titans
Chegou a sequela de Confronto de Titãs, e com ela estão de volta Sam Worthington, Liam Neeson e Ralph Fiennes. Enfraquecidos pela falta de devoção da humanidade, os Deuses estão a perder o controlo sob os Titãs e o seu feroz líder Kronos, pai de Zeus, Hades e Poseidon. Os três irmãos tinham já derrubado o seu pai há muito tempo, deixando-o no abismo sombrio do Tártaro, uma masmorra no fundo do cavernoso submundo. Perseus não consegue ignorar a sua verdadeira vocação quando Hades, juntamente com o filho de Zeus, Ares faz um acordo com Kronos para capturar Zeus. A força dos Titãs cresce à medida que Zeus perde os seus poderes e o inferno é libertado na Terra. Com a ajuda de Andromeda, a guerreira rainha, Argenor, semi-Deus filho de Poseidon, e Hephaestus, Perseus embarca corajosamente numa viagem ao submundo para resgatar Zeus, derrubar os Titãs e salvar a humanidade.

Sem comentários: