quarta-feira, 13 de março de 2013

MONSTRA 2013: A Cat in Paris

*7/10*

A Cat in Paris (Um Gato em Paris ou Une Vie de Chat, no original) teve exibição na passada Segunda-feira na MONSTRA e repete novamente esta tarde no Cinema São Jorge, às 18h30. É mais um filme que integra a Competição Internacional do Festival de Animação de Lisboa e conta com uma vantagem: foi um dos nomeados ao Oscar de Melhor Filme de Animação em 2012.

Jean-Loup Felicioli e Alain Gagnol trouxeram um filme de animação onde o protagonista é um simpático felino que leva uma vida dupla. A Cat in Paris conta a história de Dino, um gato que de dia, vive com Zoé, filha única de Jeanne, uma comissária de polícia. À noite, salta pelos telhados de Paris na companhia de Nico, um ladrão muito hábil. Jeanne tem duas missões: encontrar o responsável por diversos roubos de jóias e vigiar uma estátua gigante que é desejada por Victor Costa, o mais famoso dos ladrões da cidade. A pequena Zoé irá ajudar a resolver a situação.

Dino é o elo de ligação entre acontecimentos e personagens e A Cat in Paris vem mostrar como, muitas vezes, as aparências iludem e ninguém é tão bom ou tão mau como pode parecer.

Com uma banda sonora muito interessante de Serge Besset, o filme traz um argumento muito bem construído e uma animação simples mas encantadora, que mostra uma Paris à noite - onde não falta, claro, a Torre Eiffel -, com personagens muito bem pensadas e cheias de personalidade. A longa-metragem de animação francesa é mais um bom exemplo de cinema para todas as idades.


A MONSTRA continua a animar Lisboa até Domingo, e o Hoje Vi(vi) um Filme anda por lá.

Sem comentários: