quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Cinema Português: Um Fim do Mundo + Cama de Gato e Bela Vista

Cinema português a triplicar é o que a Zero em Comportamento, a Projectos Paralelos, a Terratreme e a Vende-se Filmes propõem ao público português a partir de dia 7 de Novembro. A Um Fim do Mundo, de Pedro Pinho, juntam-se dois trabalhos da dupla Filipa Reis e João Miller Guerra, Cama de Gato e Bela Vista. Os três filmes portugueses têm em comum o espaço onde cada um decorre - a Bela Vista, um bairro da cidade de Setúbal -, e serão exibidos em exclusivo no Cinema City Alvalade e no Auditório Charlot, em Setúbal.


Um Fim do Mundo

"Um dia na praia, antes das férias de Verão. Uma rapariga acabada de chegar que provoca curiosidade. Um rumor. Um desses dias que não acabam. Uma falha no sistema de distribuição de electricidade - um apagão - talvez se trate de um acidente, talvez seja só um pretexto para passar uma noite juntos."  - Pedro Pinho traz-nos Um Fim do Mundo, onde a adolescência serve de mote à narrativa, que se desenvolve na realidade de um bairro social em Setúbal. E como o próprio realizador refere: "Apesar de nunca ter desejado fazer um filme sobre 'os bairros', deixei-me seduzir rapidamente por personagens que, pela própria paisagem que habitam, estão natural e ontologicamente em confronto com o mundo de fora (e talvez, de alguma maneira, desejem tanto o seu fim como eu o desejo)."



Cama de Gato

“As coisas acontecem, sucedem e a gente aproveita ou não. Há um jogo de meninos que, em Portugal, se chama cama de gato: os meninos atam um cordel em círculo, depois fazem assim com a mão, vem outro e faz uma complicação qualquer, mete o dedo faz outra complicação, vem outro ainda e quanto aos dedos faz assim e tira, e forma outra figura. Este jogo chama-se cama de gato. Então, eu acho que na vida o que há, é um jogo perpétuo de crianças com a cama de gato, que a vida vem de vez em quando e apresenta-nos o problema, olhamos e vemos como é que havemos de tirar, depois metemos os dedos, fazemos assim e sai outra coisa. É que toda a nossa habilidade é tornar a ser crianças para ver como é que sai a cama de gato.” - Esta citação de Agostinho da Silva serve de sinopse ao filme de Filipa Reis e João Miller Guerra.


Bela Vista

Pela mão de Filipa Reis e João Miller Guerra chega-nos também um documentário, Bela Vista. Individualmente, Bela e Vista têm os seus significados, mas as duas palavras juntas dizem respeito ao bairro da cidade de Setúbal. Este filme é sobre "a geometria da vida de um bairro: a Bela Vista".


Aqui fica uma boa oportunidade para ver três filmes portugueses. No cinema City Alvalade os filmes estão divididos em duas sessões, uma sessão apenas com Um Fim do Mundo, com várias projecções por dia e outra sessão com Cama de Gato e Bela Vista.

Sem comentários: