25-abril-billboard

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Estreias da Semana #92

Nove longas-metragens e uma curta chegam esta Quinta-feira às salas de cinema portuguesas. Entre os títulos mais sonantes a estrear hoje está o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, A Vida de Adèle, Os Jogos da Fome: Em Chamas e o animado Frozen - O Reino do Gelo.

A História do Cinema - Uma Odisseia (2011)
The Story of Film: An Odyssey
A história do cinema é aqui contada através das inovações cinematográficas. Em seis continentes e ao longo de 12 décadas, mostra-nos como os realizadores se deixaram influenciar uns pelos outros e pelas épocas históricas. A História do Cinema - Uma Odisseia é um guia do cinema mundial.

A Vida de Adèle (2013)
La Vie d'Adèle: Chapitres 1 et 2
Adèle é uma adolescente de 15 anos, cuja vida muda quando conhece Emma, uma jovem de cabelo azul que a apresenta ao desejo e à vontade de se afirmar como mulher adulta. Diante do olhar dos outros, Adèle cresce, procura-se, perde-se, encontra-se. 

Dança de Sombras (2012)
Shadow Dancer
Colette McVeigh (Andrea Riseborough) é uma mãe solteira que vive em Belfast com a mãe e os irmãos, que são membros do IRA. Quando Colette é ser presa em Londres na sequência de um plano bombista do IRA que acaba mal, vê-se confrontada com duas soluções que o agente Mac (Clive Owen) do MI5 lhe dá a escolher: ir para a cadeia durante 25 anos e perder tudo o que tem ou regressar a Belfast como informadora, espiando a sua própria família. Com a vida do filho nas suas mãos, Collette decide confiar em Mac e voltar a casa. Mas quando a operação secreta dos seus irmãos é alvo de uma emboscada, levanta-se a suspeita-se sobre a existência de um informador e Collette descobre que tanto ela como a sua família se encontram em perigo.

Frozen - O Reino do Gelo (2013)
Frozen
A princesa Anna embarca numa arriscada jornada, juntamente com Kristoff e a sua leal rena Sven, para encontrar a sua irmã Elsa, cujos poderes aprisionaram o reino de Arendelle num Inverno eterno. Enfrentando condições próprias do Evereste, trolls e um divertido boneco de neve chamado Olaf, Anna e Kristoff entram numa corrida para salvar o reino.

Os Jogos da Fome: Em Chamas (2013)
The Hunger Games: Catching Fire
Na sequela de Os Jogos da Fome, a aventura de Katniss Everdeen continua, num futuro não muito distante, onde os E.U.A. sucumbiram a secas, guerras, fogos e fome, e deram lugar a Panem, dividido em 12 Distritos.

Miguel Gomes regressa aos cinemas com a curta-metragem Redemption que acompanha o filme Terra de Ninguém, de Salomé Lamas. No dia 21 de Janeiro de 1975, numa aldeia no norte de Portugal, uma criança escreve aos pais em Angola para lhes dizer como Portugal é triste. No dia 13 de Julho de 2011, em Milão, um velho recorda o seu primeiro amor. No dia 6 de Maio de 2012, em Paris, um homem diz à filha bebé que nunca será um pai de verdade. Durante o casamento, no dia 3 de Setembro de 1977, em Leipzig, a noiva luta contra uma ópera de Wagner que não lhe sai da cabeça. Mas onde e quando estas quatro pessoas começaram à procura da redenção?

Riscado (2011)
Qual a importância da sorte na vida das pessoas? Quanto esforço e talento é necessário para garantir uma carreira sólida? Bianca é uma excelente actriz, mas o teatro não lhe paga as contas. Para ganhar a vida ela imita divas do cinema e promove eventos. Até que um dia, consegue um papel numa grande produção internacional. O realizador, inspirado pelo trabalho dela, altera a personagem e transforma-a numa versão de Bianca. Será esta a oportunidade da sua vida?

Terra de Ninguém (2012)
Paulo oferece retratos sublimados das crueldades e paradoxos do poder, assim como das revoluções que o depuseram, apenas para erguer novas burocracias, novas crueldades e paradoxos. O seu trabalho como mercenário encontra-se na franja destes dois mundos.

Um Novo Final (2013)
The English Teacher
Linda Sinclair é uma professora de Inglês, solteira e na casa dos 40, na pequena cidade de Kingston, Pensilvânia. A sua vivência pacata é abalada quando o seu ex-aluno Sherwood Jason regressa a Kingston após uma fracassada tentativa para se tornar dramaturgo em Nova Iorque. Com 20 anos, e perante o seu insucesso, Jason está prestes a abandonar o seu sonho, sendo pressionado pelo pai, Dr. Tom Sherwood, a estudar Direito. Linda não quer que Jason desista dos seus sonhos e decide ajudá-lo, pondo em cena o seu último trabalho: uma peça, a ser exibida em Kingston, com o apoio e direcção de Carl Kapinas o professor de teatro da escola.

Viva a França (2013)
Vive la France
Muzafar e Feruz são dois pastores do Tabulistão, um pequeno país da Ásia Central que ninguém sabe que existe. Para colocar o seu país na cena internacional, o filho do presidente decide embarcar no terrorismo "publicitário" e confiar aos dois pastores mais ingénuos a missão das suas vidas: destruir a Torre Eiffel!

Sem comentários: