25-abril-billboard

sexta-feira, 7 de março de 2014

Estreias da Semana #106

Sete longas-metragens e uma curta chegaram esta semana aos cinemas nacionais.

O Céu sobre os Ombros (2011)
Do Brasil chega O Céu Sobre os Ombros, realizado por Sérgio Borges. Everlyn é uma transexual que fez mestrado sobre os diários de um hermafrodita do século XIX e vive entre a prostituição e os cursos esporádicos sobre sexualidade que ministra como professora. Murari é um devoto da religião Hare Krishna e da equipa de futebol do Atlético Mineiro. Lwei é africano descendente de portugueses e escreve vários livros ao mesmo tempo, sem nunca ter chegado à conclusão de nenhum.

300: O Início de um Império (2014)
300: Rise of an Empire
O novo capítulo de 300 tem lugar num novo campo de batalha – o mar – onde o general grego Themistokles (Sullivan Stapleton) tenta unir toda a Grécia ao liderar um ataque que mudará o curso da guerra. O filme coloca Themistokles contra as forças invasoras Persas, lideradas por Xerxes (Rodrigo Santoro), o mortal que se tornou deus, e Artemisia (Eva Green), a comandante da Marinha Persa.

Academia de Vampiros (2014)
Vampire Academy
Rose, uma guardiã em treino, e a sua melhor amiga, Lissa, uma princesa de uma família real de vampiros, decidem fugir mas são capturadas e acabam por regressar à Academia de St. Vladamir, local onde acreditam que as suas vidas correm maior perigo. Empurrada de volta para os perigos da sociedade Moroi e para a academia, Lissa luta para recuperar o seu status enquanto Rose treina com o seu mentor Dimitri (Danila Kozlovsky) para garantir o lugar como guardiã de Lissa. Rose vai sacrificar tudo para protegê-la dos que pretendem controlá-la dentro da academia e dos Strigoi (imortais, vampiros impiedosos) que caçam Moroi fora do santuário.

Fim de Semana em Paris (2013)
Le Week-End
Nick (Jim Broadbent) e Meg Burrows (Lindsay Duncan) regressam a Paris, cidade onde passaram a Lua de Mel, para comemorarem o 30º aniversário de casamento. Planeado como um fim de semana para reencontrarem o romance num casamento de muitos anos, o que na realidade acontece é a libertação das tensões há muito acumuladas por ambos.

A longa-metragem de estreia do realizador cazaque Emir Baigazin, de 29 anos, centra-se no quotidiano de Aslan, de 13 anos, solitário, que vive com a avó nos arredores de uma pequena localidade do país. Humilhado durante um exame médico escolar, o jovem é depois ostracizado e vítima de bullying. Depressa se começa a manifestar em Aslan uma desordem de personalidade, desenvolvendo uma obsessão pela limpeza e pela perfeição, procurando controlar tudo o que o rodeia. Com o passar do tempo, ele decide elaborar um plano de vingança contra os seus agressores, entrando numa espiral de violência que vai pôr a sociedade em xeque. Harmony Lessons foi premiado no Festival de Berlim.

Primária (2013)
A curta-metragem Primária relata o dia-a-dia de uma turma do 4º ano de escolaridade que inicia o terceiro período escolar e se prepara para os exames nacionais.

Rincón de Darwin (2013)
Gaston trabalha com computadores, é muito dependente da tecnologia e continua apaixonado pela ex-namorada que o deixou. Ao herdar a velha casa do avô no interior, viaja até lá acompanhado por Americo, um solicitador deprimido por estar a entrar na terceira idade. O motorista e proprietário da carrinha na qual viajam é Beto um homem de passado obscuro. O local para onde se dirigem foi visitado por Charles Darwin em 1833, que lá recolheu informação fundamental para a sua teoria da evolução. Os três homens vivem muito agarrados ao passado ou ao futuro e esta viagem, que demora mais do que o previsto, vai ensinar-lhes a dar valor ao presente e um passo em frente na sua própria evolução.

Um Novo Fôlego (2013)
Breathe In
A chegada do outono faz com que o professor de música Keith Reynolds (Guy Pearce) entre numa fase nostálgica. Enquanto a mulher Megan (Amy Ryan) e a filha, Lauren (Mackenzie Davies) estão ansiosas com a entrada de Lauren no último ano do liceu, Keith agarra-se às memórias das noites em que tocava violoncelo com a prestigiada orquestra sinfónica de Manhattan. Quando Megan acolhe Sophie (Felicity Jones), uma estudante inglesa, a vida daquela família começa a alterar-se.

Sem comentários: