quarta-feira, 19 de março de 2014

IndieLisboa'14 regressa com o Herói Independente

A 11ª edição do IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente terá lugar de 24 de Abril a 4 de Maio, em quatro conhecidos espaços culturais da capital: Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e Cinema City Campo Pequeno


A primeira grande novidade desta edição prende-se com o regresso da secção Herói Independente, que prestará este ano homenagem a Claire Simon. Esta secção pretende dar a conhecer o cinema que vive à margem dos circuitos comerciais, e oferecerá uma retrospectiva do trabalho da realizadora. A abrir o IndieLisboa'14 estará o seu último filme, Gare du Nord, no dia 24 de Abril, pelas 19h00, na sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge.

O programa da secção Herói Independente mostrará seis filmes da cineasta: Gare du Nord, Géographie Humaine, Ça Brûle, Mimi, Sinon, Oui e Coûte que Coûte. No dia 29 de Abril, Claire Simon marcará presença para apresentar os seus filmes e conversar com o público.

A encerrar o IndieLisboa estará o mais recente filme de Xavier Dolan, Tom à la ferme, no dia 4 de Maio, pelas 21h30, no Grande Auditório da Culturgest.

Na secção Observatório, os novos episódios da mini-série documental de Werner HerzogOn Death Row, continuam a investigação do realizador sobre o enquadramento da pena de morte nos Estados Unidos. Johnnie To, realizador homenageado no Herói Independente em 2008, também estará de volta ao festival com a comédia Blind Detective. Também Nobody's Daughter Haewon, de Hong Sang-Soo, é outra das estreias da secção Observatório.

Mais novidades do festival serão anunciadas no dia 25 de Março.

Sem comentários: