quinta-feira, 20 de março de 2014

Judaica - 2ª Mostra de Cinema e Cultura regressa a 27 de Março


Após o sucesso da 1ª edição, a Judaica - Mostra de Cinema e Cultura está de regresso ao Cinema São Jorge, em Lisboa, já no dia 27 de Março, onde fica até dia 30. O objectivo do evento mantém-se: trazer até Lisboa filmes e documentários recentes, na sua maioria em estreia absoluta, e subordinados à temática da Mostra. 

Dramas históricos ou comédias, sessões para escolas e famílias compõem a programação, marcada por debates, propostas de literatura, experiências gastronómicas e, a fechar o evento, a participação especial de um DJ Klezmer.

O grande destaque deste ano vai para o filme de abertura, O Atentado, do realizador libanês Ziad Doueiri, que irá marcar presença na Judaica. Entre os convidados desta edição estará também Kimberly Mann, Directora do Programa das Nações Unidas para o Ensino do Holocausto, que vai apresentar o documentário O Último Voo, de Petr Ginz, durante as sessões para escolas e famílias. Já Ewa Wierzynska, Directora do Programa Jan Karski, Missão Inacabada, irá conduzir a sessão dedicada a este herói da resistência polaca.


Os escritores Richard Zimler e Francisco José Viegas, os historiadores João Medina e Jorge Martins e a diplomata Manuela Franco irão debater temáticas polémicas, a propósito de dois documentários: Os Judeus e o Dinheiro, que se debruça sobre o assassínio do jovem Ilán Halimi, em 2006, e A Lua é Judia, que narra o percurso de Pawel, um skinhead que descobre ser aquilo que mais odeia e se torna em Hassid convicto, sendo actualmente assistente do rabino-mor de Varsóvia.

A fechar a Mostra está o filme O Cardeal Judeu, baseado na vida do cardeal francês Jean-Marie Lustiger. A projecção será seguida de uma conversa entre o Padre José Tolentino de Mendonça e o Rabino Eliezer di Martino.

Ao longo da Judaica - 2ª Mostra de Cinema e Cultura terão lugar outras actividades paralelas, como uma feira do livro, onde se poderão encontrar diversos títulos de autores judeus ou temáticas judaicas, uma sessão dedicada à Rede de Judiarias de Portugal, e ainda provas de vinhos, degustação de chocolates e diversos produtos Kosher.

Para mais informações e programa completo, é só consultar aqui.

Sem comentários: