quarta-feira, 23 de abril de 2014

Estreias da Semana #113

Dez estreias acontecem em véspera de Dia da Liberdade. A escolha é muita esta semana, e conta com títulos como Laços de Sangue, Marretas Procuram-se, Prince Avalanche ou Tropicália.

100% Cachemira (2013)
100% cachemire
Na vida de Aleksandra (Valérie Lemercier) tudo corre bem, tem um bom marido, Cyrille (Gilles Lellouche), um apartamento em Paris junto ao Sena, um óptimo amante e um excelente trabalho como editora-chefe da revista ELLE. Aleksandra apenas não tem o último acessório da moda: uma criança. Decide então adoptar o pequeno Aleksei, de sete anos, que chega da Rússia para sua casa, só que não é tão perfeito como ela está habituada.

Diplomacia (2014)
Diplomatie
Na noite de 24 para 25 de Agosto de 1944, o destino de Paris encontra-se nas mãos do general Von Choltitz, que às ordens de Hitler se prepara para fazer explodir a cidade. Descendente de uma antiga linha de militares prussianos, o General não apresenta qualquer tipo de hesitação em cumprir as suas ordens. Esta é a principal preocupação do cônsul Sueco nos instantes em que sobe as escadas da suite do hotel Meurice, onde está hospedado o General. Tanto as pontes do Sena como os principais monumentos de Paris estão rodeados de explosivos prontos a explodir. Utilizando todas as armas e argumentos diplomáticos, o cônsul é a única pessoa que poderá convencer Von Choltitz a não executar a sua ordem de destruição.

Laços de Sangue (2013)
Blood Ties
Em 1974, em Nova Iorque, Chris (Clive Owen), de 50 anos, acaba de ser libertado por bom comportamento após vários anos preso por um assassínio relacionado com lutas de gangues. À sua espera nos portões da cadeia encontra-se Frank (Billy Crudup), o seu irmão mais novo, um jovem policia com uma carreira promissora. Apesar da relação difícil que sempre existiu entre os dois, os laços de sangue falam mais alto e Frank está decidido a dar outra oportunidade ao irmão – acolhe-o em sua casa, arranja-lhe um emprego e ajuda-o a reatar a relação com a sua ex-mulher, Monica (Marion Cotillard), e com os filhos. Mas o inevitável regresso de Chris à antiga vida de crime acaba por ser uma última longa descida de sucessivas traições, que acabará por colocar os dois irmãos frente a frente.

Em Marretas Procuram-se o grupo dos Marretas parte para uma tournée mundial onde acaba por se ver involuntariamente envolvido num crime internacional.

Não Há Duas Sem Três (2014)
The Other Woman
Carly (Cameron Diaz) descobre que o seu novo namorado Mark (Nikolaj Coster-Waldau) é uma fraude e o pior acontece quando ela, acidentalmente, conhece a sua mulher, Kate (Leslie Mann). Carly, de repente, vê-se a confortar Kate, e esta improvável amizade entre as duas consolida-se quando elas percebem que Mark está a enganar ambas com uma outra mulher, Amber (Kate Upton). Estas três mulheres juntam então forças para delinear um invulgar plano de vingança.

Pecado Fatal (2013)
Lila, uma rapariga de 20 anos, regressa a Paços de Ferreira para tentar descobrir quem foram os seus pais e porque a abandonaram num contentor de lixo no dia em que nasceu. Aluga um quarto a Nuno, um jovem divorciado. Em pouco tempo apaixonam-se. Mas ela está longe de imaginar que, na noite em que se conheceram, Nuno cometeu um Pecado Fatal que pode comprometer para sempre a sua história de amor.

Por Aqueles em Perigo (2013)
For Those in Peril
Apresentado na Semana da Crítica em Cannes, o filme conta a história de Aaron, um jovem pescador que vive numa remota comunidade escocesa e é o único sobrevivente de um estranho naufrágio onde o irmão perdeu a vida. Instigada pelo folclore marítimo e a superstição local, a aldeia culpa Aaron e faz dele um pária entre a sua própria gente. Recusando-se a acreditar que o irmão morreu, Aaron decide ir procura-lo.

Prince Avalanche (2013)
Alvin (Paul Rudd) e Lance (Emile Hirsch) deixam a cidade para trás para trabalhar durante um Verão. Passam os dias juntos a repor as marcas rodoviárias de uma estrada numa zona do Texas assolada por incêndios florestais. Se a princípio as personalidades de ambos entram em conflito, à medida que o tempo passa os dois vão aprendendo um pouco mais sobre o outro e sobre as suas limitações.

Sabotagem (2014)
Sabotage
Arnold Schwarzenegger lidera um grupo de elite da DEA contra alguns dos mais perigosos cartéis de droga. Quando a sua equipa executa com sucesso uma perigosa missão ao esconderijo de um cartel, todos julgam que este trabalho foi concluído - até que, um por um, os 10 elementos da equipa começam a ser misteriosamente abatidos. À medida que vão sendo eliminados, todos se tornam suspeitos.

Tropicália traz um olhar contemporâneo sobre o importante movimento cultural que explodiu no Brasil no final dos anos 1960 apelidado de Tropicalismo. Junta material de arquivo precioso, recuperado propositadamente para esta produção, e testemunhos dos protagonistas do movimento, de onde se destacam os nomes de Caetano Veloso e Gilberto Gil, entre muitos outros.

Sem comentários: