quinta-feira, 26 de junho de 2014

Estreias da Semana #122

Em mais uma Quinta-feira de estreias, são sete os filmes que chegam às salas de cinema portuguesas.

1960 (2013)
Através da arquitectura e a partir do Diário de Bordo de Fernando Távora, 1960 revisita a viagem do arquitecto no ano que dá título ao documentário.

Cativeiro (2012)
A primeira longa-metragem de André Gil Mata debruça-se sobre a sua avó, o seu quotidiano, num retrato duro da rotina e da velhice, do passar do tempo, mais ou menos, consciente.

Locke (2013)
Ivan Locke (Tom Hardy) trabalhou arduamente para conseguir a vida que ambicionava, dedicando-se ao trabalho e à família. Na véspera do maior desafio da sua carreira, Ivan recebe um telefonema que desencadeia uma série de eventos que irão pôr em causa a sua família, o trabalho e a sua alma. Com toda a acção a decorrer ao longo de uma viagem de carro, Locke demonstra como uma decisão pode levar ao completo colapso de uma vida.

Minha Alma Por Ti Liberta (2013)
Mon âme par toi guérie
A mãe de Fredi morreu. Ela transmitiu-lhe um dom. Ele não quer falar sobre isso mas é obrigado a reconhecer que as suas mãos têm poderes curativos. Ele questiona-se. De onde surgiu este dom? Não interessa, ele aceita-o.

Para Além das Montanhas (2011)
Yama No Anata
Submerjo nas paisagens do Mondego para onde vim morar com os meus pais em criança, deixando para trás Tóquio, a cidade onde nasci. Através da leitura de cartas que troquei com os amigos e a família que permaneceram no país, reflicto sobre a nossa vinda para Portugal e relembro o passado na tentativa de reter a memória efémera, numa viagem com os espíritos que permanecem comigo.

Por Falar de Amor (2013)
Words and Pictures
O professor de inglês Jack Marcus (Clive Owen) lamenta a obsessão dos seus alunos pelas redes sociais e pelas notas, em vez de se interessarem a sério pela literatura. Escritor com apenas uma obra editada, Jack não voltou a publicar nenhum  trabalho, ocupando o tempo livre entre a erudição e a bebida. Marcus encontra o seu desafio em Dina Delsanto (Juliette Binoche), a nova professora da escola, uma pintora, reconhecida pelos seus quadros. Com a possibilidade de perder o emprego, Jack inventa um plano para galvanizar o interesse dos alunos nos estudos: declara uma guerra entre palavras e imagens, confiante de que as primeiras podem transmitir um significado maior do que as últimas. Dina e os seus alunos de artes decidem aceitar o desafio de Jack e dos seus alunos de inglês, e as linhas da batalha são traçadas…

Transformers: A Era da Extinção (2014)
Transformers: Age of Extinction
Após uma batalha que deixou uma grande cidade devastada e enquanto a humanidade recupera, um grupo obscuro revela-se numa tentativa de tomar o controlo da história. Mas uma antiga e poderosa ameaça coloca a Terra na sua mira. Com a ajuda de um novo elenco de humanos, Optimus Prime e os Autobots erguem-se para enfrentar o seu mais terrível desafio.

Sem comentários: