quarta-feira, 30 de julho de 2014

Doclisboa'14 com Retrospectivas de Johan Van Der Keuken e "Neo-Realismo e Novos Realismos"

As primeiras novidades do Doclisboa'14 foram apresentadas na passada Segunda-feira, dia 28, no Cinema São Jorge. A 12ª edição do festival irá decorrer em Lisboa e Almada entre os dias 16 e 26 de Outubro.


Os directores do Doclisboa, Cintía Gil e Augusto M. Seabra, revelaram para já as duas retrospectivas da edição de 2014: uma temática intitulada de Neo-Realismo e Novos Realismos e outra dedicada ao realizador holandês Johan Van Der Keuken, em parceria com a Cinemateca – Museu do Cinema.

Neo-realismo e Novos Realismos fará uma jornada que começa no neo-realismo italiano e termina na contemporaneidade. Trata-se de uma viagem geográfica, política e social, em que o lugar do cineasta e os códigos do cinema são questionados pelos diferentes presentes e lugares. L’Amore in Città, uma antologia de seis filmes realizados por Federico Fellini, Michelangelo Antonioni, Carlo Lizzani, Dino Risi, Alberto Lattuada e Francesco Maselli e Cesare Zavattini, compõe uma das sessões desta retrospectiva.

Em foco no Doclisboa'14 estará o realizador Johan Van Der Keuken, que terá direito a um retrospectiva inteiramente dedicada ao seu trabalho, de referência na História do documentário. Amsterdam Global Village (1996) ou a trilogia Norte-Sul, constituída por Diary (1972), The White Castle (1973) e The New Ice Age (1974) são alguns dos filmes que farão parte do programa.

Para além das Retrospectivas, as secções do festival mantêm-se: competições portuguesa e internacional, Investigações, Riscos, Heart Beat, Cinema de Urgência, Verdes Anos, Passagens e Doc Alliance.

O festival continuará a marcar presença na Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa , em Lisboa, e no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada. Nesta edição o Doclisboa terá dois novos espaços de exibição: o Cinema Ideal e o Cinema City Campo Pequeno.

Mais informações podem ser encontradas no site do Doclisboa.

Sem comentários: