25-abril-billboard

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Estreias da Semana #135

Onze filmes estrearam esta Quinta-feira nos cinemas portugueses. Destaque para os seis filmes de Satyajit Ray.

A Grande Cidade (1963)
Mahanagar
Em Calcutá, Subrata vive com a mulher, Arati, o filho de ambos, os seus pais e uma irmã mais nova. Quando o dinheiro começa a escassear a esposa começa a trabalhar fora, com sucesso. Quando o marido perde o emprego, é ela quem passa a sustentar a casa, o que contraria os costumes conservadores.

Amigos para o que der e vier (2013)
Are You Here
Quando Steve Dallas (Owen Wilson), um meteorologista mulherengo, descobre que o seu amigo, Ben Baker (Zach Galifianakis), perdeu o pai que há muito se tinha afastado, os dois regressam à casa de infância de Ben para descobrir que este herdou a fortuna da família, deixando o par de amigos, sem grande preparação para a vida, em luta com a irredutível irmã de Ben (Amy Poehler) e a ter de negociar com a bela viúva de 25 anos (Laura Ramsey).

Charulata (1964)
A solitária mulher de um jornalista apaixona-se pelo familiar do marido que visita a sua casa e que partilha consigo o amor pela Literatura.

Lacrau (2013)
A víbora é surda e o lacrau não vê, assim é e assim será, tal como o campo é calmo e a cidade agitada e o ser humano impossível de satisfazer. Lacrau procura o regresso "à curva onde o homem se perdeu" numa viagem que parte da cidade em direcção à natureza. A procura das sensações e relações mais antigas dos seres humanos. O espanto, o medo do desconhecido, a perda dos confortos básicos, a solidão, o encontro com o outro, o outro animal, o outro vegetal. Um mergulho à procura de uma conexão com o mundo. Onde partida e chegada são a mesma, mas eu não.

Lullaby - A última canção (2014)
Lullaby
Aos 25 anos, Jonathan Lowenstein (Garrett Hedlund) é um jovem emocionalmente superficial, fumador compulsivo, que vive em Los Angeles, afastado da sua família rica de Nova Iorque. Um dia recebe um telefonema a avisá-lo que o pai, Robert (Richard Jenkins), que luta contra um cancro, tem apenas 36 horas de vida. Jonathan vai imediatamente para Nova Iorque para estar ao lado do pai, que revela estar cansado de lutar e que pediu para que às 8h00 da manhã do dia seguinte lhe sejam injectados analgésicos suficientes para o matar. Jonathan está acompanhado pela mãe, Rachel (Anne Archer), e por Karen (Jessica Brown Findlay), a irmã mais nova. Ao saber da decisão do pai, Karen defende que ele deve ser mantido vivo, contra a sua vontade, e está disposta a pedir uma ordem legal para o impedir.

O Cobarde (1965)
Kapurush
Perdido numa pequena aldeia após o seu carro ter avariado, um argumentista é surpreendido ao encontrar uma antiga namorada. Recordando a sua incapacidade para se comprometer e o consequente fim da relação, vai tentar acertar contas com o passado mas descobre que o tempo ainda não sarou as feridas.

O Deus Elefante (1979)
Joi Baba Felunath
O segundo filme com o Detective Feluda, no qual este parte de férias. Mas o roubo de uma imagem de Ganesh, o Deus Elefante, de uma casa de família no local obriga-o a iniciar uma investigação, que o vai colocar face a face com algumas personagens misteriosas e impiedosas.

O Herói (1966)
Nayak
De viagem para Nova Deli, onde irá receber um prémio, uma estrela do cinema indiano reavalia o seu sucesso através dos sonhos e experiências passadas dos passageiros que seguem consigo.

O Santo (1965)
Mahapurush
Uma família Hindu devota deixa-se enganar por um charlatão que se faz passar por santo.

Os Gatos Não Têm Vertigens (2014)
(João Jesus) é um jovem delinquente que cresceu num bairro problemático de Lisboa. Abandonado pela mãe enquanto criança e expulso de casa pelo pai no dia em que completa 18 anos, acaba por ir parar ao terraço do prédio onde vive a septuagenária Rosa e decide passar lá a noite. Quando Rosa descobre no seu terraço, em vez de chamar a polícia, decide acolhê-lo. Juntos, descobrem que têm muitas experiências para trocar e que há fortes laços emocionais que nascem das circunstâncias mais improváveis.

The Equalizer - Sem Misericórdia (2014)
The Equalizer
McCall é um homem que acredita ter deixado para trás o seu misterioso passado e se dedica a uma nova e tranquila vida. Mas, quando conhece Teri (Chloë Grace Moretz), uma jovem controlada por um grupo de gangsters russos, não consegue manter-se como observador neutro –e tem de a ajudar. Armado com as suas capacidades secretas que lhe permitem vingar qualquer ataque aos desprotegidos, McCall sai do seu retiro e descobre que o seu desejo de justiça se mantém vivo.

Sem comentários: