25-abril-billboard

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

FIKE'14: Masterclass de Patricia Casey e 39 filmes em competição

O FIKE - 12º Festival Internacional de Curtas-Metragens vai decorrer entre 21 e 25 de Outubro, simultaneamente nas cidades de Évora e Beja.


Entre os convidados do FIKE 2014 estará Patricia Casey, produtora do primeiro filme dos Monty PythonAnd Now for Something Completely Different, de 1971. Durante o festival Casey dará uma masterclass sobre produção cinematográfica.

Em Competição (nas categorias de ficção, documentário e animação) estarão 39 filmes, de 16 países. Ao todo, este ano, inscreveram-se no festival 1004 filmes, originários de 44 países. Este ano, a concurso, estarão filmes da Polónia, Israel, Irão, Roménia, Itália, Letónia, Estónia, Suíça, Holanda, França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Espanha e também Portugal, que conta este ano com nove curtas.

O Júri Oficial do FIKE'14 é composto pela a jornalista belga Nancy Denney-Phelps, o realizador português Manuel Mozos, o realizador e professor de animação e ilustração sérvio Rastko Ciric, e ainda, os portugueses Rui Simões, realizador e documentarista, e o jornalista e crítico de cinema Rui Pedro Tendinha.

O prémio para o melhor documentário será votado pelo Júri Estação Imagem, composto por Cláudia Alves (documentarista), Pedro Letria (fotográfico) e pelo realizador Miguel Braga. O Prémio D. Quixote será atribuído pelo Júri da IFFS- International Federation of Film Societies, este ano constituído por Sylwia Hamerska, jornalista e cineclubista polaca, pelo alemão Thomas Penner, cineclubista e técnico de VFX e por Denise Cunha Silva, cineclubista e produtora de festivais de cinema.
  
Como habitualmente, será ainda atribuído o Prémio do Público, cujos jurados serão todos os espectadores presentes nas salas de Évora e Beja. 

As sessões do FIKE – Festival Internacional de Curtas-metragens decorrerão no Auditório da Universidade de Évora e no Teatro Julia Pax em Beja.

Mais informações sobre o festival aqui.

Sem comentários: