sábado, 18 de outubro de 2014

Doclisboa'14: Fado Camané (2014)

*8/10*

Foi com uma homenagem ao fado e a uma das suas mais famosas vozes da actualidade que abriu a secção Heart Beat do Doclisboa'14. Fado Camané é uma bonita jornada, a preto e branco, que segue o processo de criação do disco Sempre de Mim. Bruno de Almeida aliou-se a Camané e acompanhou-o nas gravações em estúdio, com José Mário Branco e Manuela de Freitas, em entrevistas e conversas sobre o fado, as suas influências e percurso. 


Para ser perfeito, o tom tem de ser o certo, a entoação a adequada e o sentimento deve ser verdadeiro, chegar a quem ouve e, até mesmo, fazer arrepiar. Ouvimos as dicas de José Mário Branco e Manuela de Freitas, vemos arte a ser criada no preciso momento em que a câmara está a filmar, ouvimos as conversas intimistas, em tom de conselho, conhecemos melhor o fadista - humilde e tão amigável que depressa nos sentimos parte daquela equipa de trabalho - e o processo de criação.

Fado Camané é um belo retrato do fadista e tem a banda sonora perfeita. Faz-nos sentir cada palavra e torna todos os temas de Sempre de Mim mais próximos do público. Depois da estreia mundial no Doclisboa, o filme chega às salas de cinema no dia 23 de Outubro.

Sem comentários: