sábado, 29 de novembro de 2014

Estreias da Semana #144

Sete filmes chegaram esta Quinta-feira às salas de cinema nacionais. Boyhood - Momentos de uma Vida, Saint Laurent e Virados do Avesso são alguns dos títulos em destaque.

Richard Linklater filmou, ao longo de uma dúzia de anos, a vida de uma família fictícia, que podia ser a de qualquer um de nós. Neste caso, o protagonista é Mason (Ellar Coltrane), uma criança de seis anos, que conhecemos até aos 18.

Jessabelle: A Revolta do Espírito (2014)
Jessabelle
Regressando à sua casa de infância no Louisiana, para recuperar de um terrível acidente de automóvel, Jessabelle (Sarah Snook) enfrenta um espírito há muito atormentado e que tem estado à sua espera – e não tem agora nenhuma intenção de a deixar escapar.

O Desaparecimento de Eleanor Rigby: Eles (2014)
The Disappearance of Eleanor Rigby: Them
Outrora casados e felizes, Conor (James McAvoy) e Eleanor (Jessica Chastain) são agora como que estranhos, desesperados por perceber o que aconteceu e como é que a vida pode continuar depois de uma tragédia. O filme explora a história do casal à medida que os dois tentam reclamar a vida e amor que lhes foi comum e apanhar as peças de um passado que pode estar já demasiado longe.

O Guia de Ideologia do Depravado (2012)
The Pervert's Guide to Ideology
Depois de O Guia de Cinema do Depravado, o filósofo e teórico cultural Slavoj Žižek volta a trabalhar com a realizadora Sophie Fiennes noutra viagem ao longo dos cruzamentos entre cinema e filosofia. Recorrem à sua interpretação de um conjunto de filmes para apresentar uma viagem cinematográfica ao coração da ideologia – os sonhos que moldam as nossas crenças e as nossas práticas colectivas.

Saint Laurent (2014)
Saint Laurent conta a história de vida de Yves Saint Laurent entre 1967 e 1976 - como um dos maiores estilistas de todos os tempos criou a sua própria marca, chegou ao auge da sua carreira e inaugurou uma década de liberdade.

Virados do Avesso (2014)
João (Diogo Morgado) é um célebre escritor a atravessar uma enorme crise de criatividade. Também a sua vida afectiva vive momentos de dúvida: a pressão de terminar um novo livro faz com que João acorde um dia sem reconhecer que a pessoa que tem a seu lado, Carlos (Jorge Corrula), é aquela com quem quer continuar a partilhar a vida. João decide afastar-se e, livre de compromissos, assume-se como um verdadeiro solteiro folião. Quem vai aproveitar esta situação é Isabel (Diana Monteiro), a escritora rival de João.

Viva a Liberdade (2013)
Viva la libertà
O secretário do principal partido da oposição, Enrico Oliveri, está em crise já que as sondagens para as próximas eleições não o favorecem. Uma noite, após um longo debate, Oliveri desaparece sem deixar pistas. O seu assessor, Andrea Bottini, e a sua mulher, Anna, começam a investigar a razão da fuga do secretário. A única solução que encontram para evitar a derrota política é substituí-lo pelo seu irmão gémeo, Giovanni Ernani, um filósofo brilhante marcado pelo transtorno bipolar.

Sem comentários: