segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Curtas-metragens: Arcana, de Jerónimo Rocha

Jerónimo Rocha é um nome que já associamos ao MOTELx e este ano não foge à regra. A curta-metragem Arcana tem estreia na noite de abertura da edição deste ano do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, 8 de Setembro, pelas 21h30, na mesma sessão que A Visita, de M. Night Shymalan.

Depois de Dédalo, o realizador aventura-se nas lendas nacionais e é na Dama do Pé-de-Cabra que encontra inspiração para o seu Arcana. Recuamos ao século XI, algures na Península Ibérica. Numa masmorra escura e húmida, uma herética está acorrentada a uma coluna com uma linha de protecção de sal à sua volta. Deixada aos seus pensamentos, conjura formas de se evadir. O filme inventa uma passagem do que poderá ter acontecido entre o desaparecimento da esposa danada e da filha de D. Diogo Lopes e o reencontro de Inigo Guerra com sua mãe, na obra literária de Alexandre Herculano, A Dama do Pé de Cabra. Com este filme, Jerónimo Rocha quer deixar "a nossa imaginação levar-nos ainda mais longe".


Nascida de um spot promocional, a estória cresceu a partir da recolha de contos e dizeres da bruxaria popular portuguesa a que se junta a lenda adaptada por Alexandre Herculano, que seria um óptimo desafio para uma longa-metragem de terror (dizemos nós).

O denso ambiente, obscuro, sujo, frio e sangrento, envolve-nos de imediato em Arcana e deixa-nos desconfortáveis, mas presos ao ecrã. O ponto de partida para a curta-metragem é desafiante e deu margem ao realizador para explorar lendas que se encaixam perfeitamente no cinema de terror. O trabalho de caracterização, cenografia, fotografia e montagem são pontos muito fortes do filme de Jerónimo Rocha, contribuindo para um produto final de grande qualidade também técnica. Por outro lado, a nossa Dama, Íris Cayatte, incorpora na perfeição a assustadora protagonista, fundindo-se com o ambiente repugnante em que está inserida.

Para além da possibilidade de assistir à curta-metragem no primeiro dia do festival, os mais curiosos poderão participar igualmente na masterclass de dia 12 de Setembro pelas 18h00, no MOTELx, com Jerónimo Rocha (realizador), Íris Cayatte (actriz), João Rapaz (caracterização), Luís Monteiro (director de Arte) e João Cabezas (chefe de Produção). A entrada é gratuita.

Conhece o trailer de Arcana:


Acompanha as novidades do filme no facebook: https://www.facebook.com/arcanafilm

Sem comentários: