sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Estreias da Semana #207

As salas de cinema portuguesas receberam esta Quinta-feira 10 novos filmes, aos quais acresce o Ciclo Andrei Tarkovsky, com uma retrospectiva do realizador.

Amor em Roma (2015)
All Roads Lead to Rome
Maggie é um professora  universitária em Nova Iorque. Num esforço para restabelecer laços com a sua filha adolescente, Summer, decide viajar até à aldeia toscana onde passou férias durante a juventude. Após a chegada, Maggie encontra Luca, um antigo namorado que permanece solteiro e vive com Carmen, a sua mãe de 80 anos. É então que Summer, sentido a falta do namorado, e Carmen, secretamente planeando o casamento em Roma com o amor da sua vida, roubam o carro de Luca em direcção à capital italiana...

As Cinquenta Sombras de Black (2016)
Fifty Shades of Black
Se gostou de Christian Grey, espere até ver Christian Black em ação. Protagonizado por Marlon Wayans e com a equipa que criou Inatividade Paranormal, Scary Movie e Loiras à Força, chega a sátira que leva a um labirinto de encontros violentos, duros e precoces que têm lugar na sala de jogos do Sr. Black.

Como Ser Solteira (2016)
How to Be Single
Uma escritora decide explorar as vidas amorosas de cinco mulheres solteiras de Nova Iorque. Existe uma forma correcta e uma forma errada de ser solteira. Depois há Alice. E Robin. Lucy. Meg. Tom. David. Nova Iorque está repleta de corações solitários que procuram o par ideal, seja para um romance, uma relação pontual, ou algo intermédio. Algures entre as conversas excitantes e os casos de uma só noite, estas mulheres têm em comum a necessidade de aprenderem a estar sós num mundo cada vez mais cheio de novas definições para o amor.

Deadpool (2016)
A história do menos convencional dos anti-heróis, Wade Wilson, antigo operacional das Forças Especiais transformado em mercenário. Após ser submetido a um tratamento ilegal que o deixa com a capacidade de curar rapidamente qualquer lesão, adopta o alter ego Deadpool. Armado com os seus poderes e um sentido de humor negro e retorcido, Deadpool dá caça aos homens que quase destruíram a sua vida.

Uma viagem onírica vista através dos olhos espantados de um trans-humano e uma kino-sinfonia de vozes dos inúmeros heterónimos de Fernando Pessoa. "Pensar é estar doente dos olhos", disse Alberto Caeiro, o mais sensorial deles. Lisbon Revisited vive através desta doença, mostrando formas alternativas de ver (a cidade) e ouvir (Pessoa).

Nostalgia da Luz (2010)
Nostalgía de la luz
Um filme sobre a distância entre o céu e a terra, entre a luz do cosmos e os seres humanos e as idas e voltas que se criam entre eles. No Chile, a três mil metros de altura, astrónomos do mundo inteiro encontram-se no deserto de Atacama para observar as estrelas. Neste lugar, a transparência do céu permite ver os confins do Universo. Na terra, o solo preserva os restos intactos, mumificados para sempre, de exploradores, mineiros, índios e prisioneiros políticos da ditadura. Enquanto os astrónomos procuram vida extraterrestre, um grupo de mulheres remove pedras à procura de familiares.

O Botão de Nácar (2015)
El Botón de Nácar
O oceano contém toda a história da Humanidade, as vozes da terra e as que vêm do espaço. A água é também a maior fronteira do Chile e guarda o segredo de dois botões que foram encontrados nas suas profundezas. Com 2670 milhas de costa, o Chile é o maior arquipélago do mundo e tem paisagens espectaculares: vulcões, montanhas e glaciares. Também aí se ouvem as vozes dos primeiros indígenas da Patagónias, os primeiros colonos ingleses e as dos prisioneiros políticos. Alguns dizem que a água tem memória. Este filme mostra que também tem voz.

Quarto (2015)
Room
Jack tem cinco anos e vive com a mãe. Como qualquer boa mãe, dedica-se a manter Jack feliz e seguro, alimentando-o, dando-lhe calor e amor e fazendo coisas normais como inventar jogos e contar histórias. No entanto, as suas vidas nada têm de normal. Jack e a sua mãe estão confinados a um pequeno quarto sem janelas onde ela criou todo um universo para garantir que, mesmo neste ambiente traiçoeiro, Jack é capaz de viver uma vida completa e gratificante. Mas, à medida que a curiosidade de Jack cresce e a resiliência da mãe atinge um ponto de ruptura, os dois elaboram um arriscado plano de fuga que, em última análise, os vai colocar perante algo que pode vir a ser ainda mais assustador: o mundo real.

Um Encontro Às Cegas (2015)
Un Peu, Beaucoup, Aveuglément
Num apartamento dividido ao meio por uma parede falsa encontram-se duas pessoas radicalmente diferentes. Por um lado, um inventor de quebra-cabeças taciturno e solitário (Clovis Cornillac) que só consegue trabalhar em silêncio. Do outro, uma jovem pianista (Mélanie Bernier) que acabou de se instalar. Ela prepara-se para um concurso importante e não pode parar os ensaios. Ele precisa de sossego. Entre ambos começa uma pequena guerra que os leva a aproximarem-se sem nunca se terem visto.

Uma Escolha Por Amor (2016)
The Choice
Travis e Gabby conheceram-se quando eram vizinhos numa pequena cidade costeira e acabaram numa relação colocada à prova por uma série de desafios.

Ciclo Andrei Tarkovsky
Nostalgia, Andrei Rublev, O Sacrifício, Solaris, O Espelho, A Infância de Ivan, O Rolo Compressor e o Violino e Stalker são os títulos exibidos neste ciclo.

1 comentário:

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

Um Encontro às Cegas: 3*

Um filme engraçado, é bom para se passar o tempo.

Cumprimentos, Frederico.