terça-feira, 27 de junho de 2017

Lisbon & Sintra Film Festival: Primeiras novidades

O 11º Lisbon & Sintra Film Festival anunciou esta Sexta-feira em conferência de imprensa os primeiros destaques da sua edição de 2017.

Isabelle Huppert estará em destaque nesta edição e virá a Lisboa para o LEFFEST'17, que apresentará uma retrospectiva dos filmes que protagonizou. A par da exibição da sua filmografia, o festival traz também ao público a exposição Isabelle Huppert: Woman of Many Faces, com curadoria de Ronald Chammah e Jeanne Fouchet, que inaugurará no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, no dia 18 de Novembro, com a presença da actriz e artistas com os quais colaborou. A exposição reúne mais de 100 fotografias, retratos-vídeo e vídeo-instalação da autoria de artistas como Henri Cartier Bresson, Nan Goldin, Robert Frank, Helmut Newton, Cindy Sherman, Hiroshi Sugimoto, Robert Wilson, Antoine d’Agata, Raymond Depardon, Robert Doisneau, Josef Koudelka, Annie Leibovitz e Herb Ritts.


A obra do realizador português João Mário Grilo será também alvo de uma retrospectiva integral, que inclui uma curta-metragem inédita: Não Esquecerás, a partir de um conto de Dulce Maria Cardoso. Por sua vez, o realizador José Vieira, cuja filmografia é dedicada à problemática da emigração, especialmente à ida de portugueses para França nos anos 60, maioritariamente de forma clandestina, será igualmente alvo de retrospectiva. Os filmes a apresentar foram escolhidos pelo realizador.

No que ao Teatro diz respeito, o LEFFEST anunciou que a peça Battlefield, de Peter Brook e Marie-Hélène Estienne, estará em cena no Teatro Nacional D. Maria II, nos dias 24 e 25 de Novembro, às 21h00. Trata-se do mais recente trabalho do encenador, a partir do Mahabharata e da peça de Jean-Claude CarrièrePeter Brook será ainda homenageado com uma retrospectiva dos seus filmes nesta edição do festival, onde marcará presença e dará uma masterclass. O LEFFEST'17 apresentará também Ensaio para uma Cartografia, uma peça de Mónica Calle, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, nos dias 17 e 18 de Novembro. 

Entre as sessões especiais deste Lisbon & Sintra Film Festival estará o filme Images of the East, de Gidon Kremer e Sandro Kancheli, com a participação do escultor sírio Nizar Ali Badr, a que se seguirá um concerto de Gidon Kremer e da violoncelista lituana Giedrė Dirvanauskaitė. A propósito desta sessão haverá ainda um debate em torno da crise dos refugiados.

O festival apresentará também Alain Planès, L’Infini Turbulent, um filme da violinista e cineasta Dominique Lemonnier, conhecida como Solrey, seguido de concerto do pianista Alain Planès. A designer de moda britânica Bella Freud regressa ao LEFFEST para a apresentação de uma colecção onde a relação com o cinema não deixará de estar presente, Bella Freud: More Clothes & Films.

A dança também tem lugar no festival, desta vez com DFS, um espectáculo de Cecília Bengolea e François Chaignaud. Na literatura, o escritor Enrique Vila-Matas dará uma conferência, com a intervenção de Dominique Gonzalez-Foerster, intitulada Radicalmente no Original. O autor espanhol irá lançar durante o festival a edição portuguesa do seu novo livro, Mac y su contratiempo.

Como tem sido hábito, o LEFFEST'17 trará aos seus espectadores encontros e masterclasses com realizadores. Para já, estão confirmados os nomes de Stephen Frears, Raoul Peck e Abderrahmane Sissako. O Simpósio Internacional que acontece também todos os anos neste festival rege-se pelo tema Pode a Arte Ser Ainda Subversiva?, e tem curadoria de Marie-Laure Bernadac e Bernard Marcadé. Decorrerá no Centro Cultural Olga Cadaval nos dias 24 e 25 de Novembro, e contará com a participação de artistas, realizadores, filósofos, músicos e actores internacionais, sendo acompanhado por um ciclo de filmes.

O Lisbon & Sintra Film Festival acontece de 17 a 26 de Novembro e irá dividir a sua programação por diversos locais: Cinema Medeia Monumental, Espaço Nimas, Teatro Nacional D. Maria II, Centro Cultural Olga Cadaval, Palácio Nacional e Jardins de Queluz, Palácio Nacional de Sintra, MU.SA – Museu das Artes de Sintra, Parque e Palácio de Monserrate e FNAC Chiado.

Sem comentários: