quinta-feira, 17 de agosto de 2017

MOTELx'17 em Lisboa de 5 a 10 de Setembro

Alejandro Jodorowsky e Roger Corman são os grandes nomes a marcar presença na 11.ª edição do MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que acontece de 5 a 10 de Setembro, no Cinema São Jorge, Teatro Tivoli BBVA e na Cinemateca Júnior.


O chileno Jodorowsky criou ao longo dos anos um importante legado do surrealismo cinematográfico. Já Roger Corman é um dos maiores cineastas e produtores independentes da história do cinema americano, que a Academia reconheceu com um Oscar honorário.

Como sempre, o Prémio MOTELx - Melhor Curta de Terror Portuguesa está de regresso com nove curtas-metragens a concurso: #blessed, de Diogo Lopes; Carga, de Luís CamposDepois do Silêncio, de Guilherme Daniel; Entelekheia, de Hugo MalainhoA Instalação do Medo, de Ricardo LeiteMãe Querida, João Silva SantosO Candeeiro - Um Filme à Luz de Lisboa, de Henrique Costa e Hugo PassarinhoRevenge Porn, de Guilherme TrindadeThursday Night, de Gonçalo Almeida.

Também de volta está o Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia, atribuído pela primeira vez o ano passado, bem como a competição Yorn microCURTAS, que premeia curtas-metragens com um máximo de dois minutos de duração que sejam filmadas integralmente com smartphone ou tablet. As participações estão abertas até 26 de Agosto.

Destaques na programação são filmes como The Limehouse Golem, de Juan Carlos Medina, uma revisitação feminista do mito de Jack, o Estripador, Kuso, do músico Flying Lotus, que marcou as meias-noites de Sundance, The Bar, do espanhol Álex de la Iglesia, ou 68 Kill, de Trent Haaga, protagonizado pelo actor de Mentes Criminosas, Matthew Gray GublerLeão de Prata no Festival de Veneza 2016, The Untamed, do mexicano Amat Escalante (melhor realizador em Cannes por Heli, em 2013), está igualmente presente na secção Serviço de Quarto do MOTELx'17, bem como Meatball Machine Kodoku, de Yoshihiro Nishimura.


Nesta edição, o MOTELx associa-se à programação Passado e Presente – Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura com a retrospectiva O Estranho Mundo do Terror Latino, que quer explorar a diversidade do cinema de género produzido na América do Sul e na Península Ibérica. Já a secção que recupera os clássicos de terror nacionais, Quarto Perdido, oferece desta vez a possibilidade de assistir a duas co-produções entre Portugal e Espanha, Crime de Amor (1971), de Rafael Moreno Alba, e O Espírita (1976), de Augusto Fernando. Haverá ainda lugar para uma sessão especial dedicada ao luso-brasileiro Jean Garrett, o artesão do cinema exploitation paulistano dos anos 70, com a projecção do filme Excitação.

Para os mais pequenos, a secção Lobo Mau apresenta o filme de animação O Livro da Vida, exibido em sala pela primeira vez em Portugal. O filme aborda a celebração mexicana do Dia dos Mortos e explora as ideias da vida e da morte de uma forma adaptada ao público jovem. Os público mais novo pode ainda aventurar-se num peddy paper no Cinema São Jorge, um workshop de programação informática e sessões de curtas-metragens para toda a família na Cinemateca Júnior e no Museu Colecção Berardo.

O MOTELx'17 traz ainda consigo o MOTELquiz, as VHS Nights, workshops de caracterização, exposições, a apresentação do livro Os Melhores Contos de Edgar Allan Poe ou uma maratona de escrita fora de horas. 


O Warm-Up do festival acontece entre 31 de Agosto e 2 de Setembro com festas, concertos e sessões de cinema ao ar livre no Largo de São Carlos e na Rua da Moeda, no Cais do Sodré.

Mais informações no site do festival: http://www.motelx.org/

Sem comentários: