25-abril-billboard

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

MOTELx'17: Entrevistas - Gonçalo Almeida (Thursday Night)

O MOTELx'17 está em Lisboa desde ontem e até dia 10 de Setembro, e para o Prémio MOTELx – Melhor Curta de Terror Portuguesa 2017 estão a concorrer 9 curtas-metragens nacionais: #blessed, de Diogo LopesCarga, de Luís CamposDepois do Silêncio, de Guilherme DanielEntelekheia, de Hugo MalainhoA Instalação do Medo, de Ricardo LeiteMãe QueridaJoão Silva SantosO Candeeiro - Um Filme à Luz de Lisboa, de Henrique Costa e Hugo PassarinhoRevenge Porn, de Guilherme Trindade e Thursday Night, de Gonçalo Almeida.


Já conhecemos quase todos os realizadores e filmes nacionais seleccionados. Para terminar, falta apenas apresentar Gonçalo Almeida, realizador de Thursday Night.

De onde surgiu a ideia de fazer este filme?
Gonçalo Almeida (GA): A ideia partiu do meu gosto pela música de Brian Eno, particularmente do álbum Thursday Afternoon.

O protagonista de Thursday Night é um cão, que parece estar associado a algo sobrenatural. Porquê a escolha deste animal e não de outro?
GA: O cão de família é um elemento no grupo que é amado por toda a gente e ele sabe disso. Faz parte da família. Quando se encontra nesta situação acha estranho que, de um momento para o outro, o seu estatuto tenha mudado. Não pensei em fazer com outros animais por isso não sei como se comportaria por exemplo um gato, mas calculo que fosse mais complicado.

O que pode o público esperar da curta-metragem?
GA: Não sei bem o que o púbico pode esperar, mas o meu objectivo é que vejam algo que seja de alguma forma diferente e interessante e que durante sete minutos não sintam vontade de olhar para o telemóvel.


Como correu o processo de rodagens, mais ainda com um actor tão especial?
GA: Foi uma das melhores experiências que já tive a fazer filmes. Estava entre amigos e todos estávamos entusiasmados para ver o que ia sair. Nenhum de nós tinha feito alguma coisa assim e por isso todos queriam participar de alguma forma. Como foi o último filme que fiz em Londres antes de me mudar para Lisboa, havia uma atmosfera de camaradagem que me causa agora alguma nostalgia.

Qual o papel dos festivais de cinema no campo da divulgação do cinema nacional? Que mais pensa que pode ser feito neste campo?
GA: Não sei se serei a melhor pessoa para comentar sobre isso. Cheguei em Dezembro do ano passado e só agora é que estou a tentar perceber como funcionam as coisas. Tenho sido muito bem tratado nos festivais em Portugal e também tenho visto  filmes interessantes.

Sinopse
Durante a noite, um estranho presta uma visita a Bimbo para lhe entregar uma mensagem importante.

Sem comentários: