25-abril-billboard

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Estreias da Semana #319

Esta Quinta-feira, chegaram aos cinemas portugueses dez novos filmes. Batalha do Pacífico: A Revolta, Encontro Silencioso e o regresso aos cinemas de Cinema Paraíso, 30 anos depois, marcam as atenções esta semana.

Batalha do Pacífico: A Revolta (2018)
Pacific Rim: Uprising
O conflito global entre os monstros de outro mundo, apelidados de Kaiju, e os Jaegers, as super-máquinas pilotadas por humanos, construídas para os eliminar, foi apenas o prelúdio para o assalto final à humanidade. John Boyega é o rebelde Jake Pentecost, um outrora promissor piloto de Jaegers que viu o pai dar a vida para garantir a vitória contra os Kaiju. Jake abandonou o treino e foi apanhado pelo submundo do crime. Quando uma ameaça ainda mais imparável começa a destruir as cidades e coloca o mundo a seus pés, a sua irmã Mako Mori (Rinko Kikuchi) dá-lhe mais uma oportunidade para seguir o legado do pai. Mako lidera uma nova geração de pilotos que cresceu durante a guerra. Enquanto procuram justiça para os que morreram, a sua única esperança consiste em permanecerem unidos numa resistência global contra as forças que pretendem eliminá-los. A Jake junta-se o seu maior rival, o talentoso piloto Lambert (Scott Eastwood) e Amara (Cailee Spaeny), uma pirata cibernauta Jaeger, de apenas 15 anos.

Bullet Head - O Último Golpe (2017)
Bullet Head
Um grupo de experientes criminosos esconde-se num armazém após um assalto. A polícia não anda longe, mas é no interior do armazém que um perigo muito maior os aguarda.

Chavela (2017)
Será que a Chavela se arrastou realmente para os quartos das mulheres, como Ava Gardner, durante a noite, para as roubar dos seus maridos? Será que ela se armou com uma pistola, que disparou às vezes, por diversão? E será que realmente se juntou a bebedeiras épicas com os amigos, que duravam de sexta a quarta-feira? Será que ela passou um ano a viver com Frida Kahlo, num tórrido romance? A jornada alegre, dolorosa, musical e profundamente espiritual de Chavela para a auto-aceitação é a essência deste documentário: um retrato impressionante de uma mulher que ousou vestir, falar, cantar e sonhar a sua singular experiência de vida.

Cinema Novo (2016)
Filme-ensaio que investiga poeticamente o principal movimento cinematografico latinoamericano, através do pensamento dos seus principais autores: Nelson Pereira do Santos, Glauber Rocha, Leon Hirszman, Joaquim Pedro de Andrade, Ruy Guerra, Walter Lima Jr, Paulo César Saraceni, entre outros.

Cinema Paraíso (reposição) (1988)
Nuovo Cinema Paradiso
Roma, 1980. O cineasta Salvatore Di Vitta (Jacques Perrin) recebe um telefonema da mãe que lhe comunica a morte do seu velho amigo Alfredo (Philipe Noiret). Salvatore – ou Totó – é invadido por recordações, revisitando a infância, na sua Sicília natal, quando vivia fascinado pela cabina mágica de Alfredo, o mal-humorado projeccionista do cinema da vila: o Cinema Paraíso.

Encontro Silencioso (2017)
Um grupo de estudantes de uma universidade lisboeta organiza um encontro secreto no campo. Na ânsia de obterem um estatuto superior e adquirirem o verdadeiro conhecimento, os estudantes submetem-se a estranhos rituais e desafios lançados pelo líder, o obscuro Dux.

Madame (2017)
Tentando dar uma nova vida a um matrimónio moribundo, um casal americano rico e com boas ligações, composto por Anne (Toni Collette) e Bob (Harvey Keitel), muda-se para uma mansão na romântica cidade de Paris. Enquanto prepara um luxuoso jantar para um grupo de amigos, Anne descobre que há 13 convidados à mesa. Em pânico, insiste que a sua leal criada Maria (Rossy de Palma) se disfarce de misteriosa aristocrata espanhola para alterar o número agoirento. No entanto, demasiado vinho e conversas divertidas levam a que Maria capte, por acidente, as atenções de um britânico comerciante de arte (Michael Smiley). O romance que se segue vai levar Anne a perseguir a criada pelas ruas de Paris e, finalmente, a planear destruir esta inesperada união amorosa.

Manifesto (2015)
Tributo a diversos manifestos artísticos dos séculos XIX e XX, abarcando ideais tão diferentes como o comunismo, ou o dogma, em ligação com 13 diferentes personagens que incluem um sem-abrigo, um operário fabril e o director executivo de uma empresa, todas desempenhadas por Cate Blanchett.

Réplica Violenta (2018)
Acts of Violence
Quando Mia, a noiva de Roman MacGregor (Ashton Holmes), é raptada por uma rede de tráfico humano, Roman e os seus irmãos Brendan (Shawn Ashmore) e Deklan (Cole Hauser) decidem resgatá-la Mia por sua conta e risco. Brendan é o protector do trio, com um grande coração. Deklan o veterano de guerra traumatizado que procura encontrar equilíbrio. São guiados pelo detective Avery (Bruce Willis), o polícia encarregado do caso, um homem que leva o sentido de dever ao limite. Por detrás dos raptos e do tráfico está Maxwell Livingston (Mike Epps), um homem sem escrúpulos. À medida que os MacGregor ignoram os limites da lei para salvar Mia, cada segundo conta. Mas estarão preparados para as réplicas violentas que irão testemunhar?

The Wailing - O Lamento (2016)
Gok-seong 
A chegada de um estranho misterioso a uma pequena aldeia rural causa suspeita entre os habitantes locais, suspeita que rapidamente se transforma em histeria quando os habitantes começam a matar, em ataques de violenta brutalidade e sem razão aparente. À medida que o investigador responsável por estes casos vê a filha cair sob o mesmo estado de violência, ele concorda em consultar um xamã para obter respostas, mas sem saber, faz com a situação se transforme em algo muito mais perigoso.

Sem comentários: