25-abril-billboard

quarta-feira, 2 de maio de 2018

IndieLisboa'18: Infância, Adolescência, Juventude (2018)

*7/10*


Infância, Adolescência, Juventude marca a estreia de Rúben Gonçalves na realização, depois de alguns trabalhos como montador (sendo Verão Danado o mais recente). O objecto do documentário é a Escola de Dança do Conservatório Nacional, seus alunos e professores, e foi com sala cheia que a longa-metragem foi apresentada na secção Novíssimos do IndieLisboa.

Trata-se de um documentário tripartido, num espaço onde as aptidões e as paixões são postas à prova. O realizador acompanha três momentos fundamentais do percurso escolar: o processo de selecção e as primeiras aprendizagens, o final do 9.º ano quando há que tomar uma decisão e o final do secundário, com a descoberta do palco. Três andamentos que encontram em cada indivíduo o reflexo de diferentes gerações.

A câmara está lá, mas ninguém dá por ela. Assim, espreitamos as aulas e os ensaios, a timidez inicial, a frustração da tentativa e erro, e a ansiedade pela libertação em palco. Um filme que capta bem a paixão e emoção que a dança desperta nestes jovens, e a admiração com que a plateia recebe o seu esforço e vocação.

Infância, Adolescência, Juventude é um documentário intenso, onde somos meros observadores, sem interferir. A câmara transmite tudo o que é preciso sem fazer perguntas. O amor, a exigência e a entrega são totais, não são precisas mais explicações.

O realizador, Rúben Gonçalves, esteve na sessão a apresentar o filme

Sem comentários: